domingo, 25 de abril de 2010

Dia das mães


Origem do Dia das Mães

Quem primeiro idealizou a comemoração deste dia foi a americana Anna Jarvis, professora primária de Webster, na Virgínia Ocidental, ao transferir para todas as mães do mundo a homenagem que seus amigos prestaram, no segundo domingo de maio de 1907, à memória de sua mãe, Anna Reeves Jarvis. Uma placa comemorativa existe na Igreja Episcopal de Grafton, Oeste da Virgínia, assinala a primeira celebração pública do Dia das Mães, em 10 de maio de 1908.

Posteriormente, em maio de 1914, o Presidente Wodrow Wilson (1856-1914) assinou um decreto que oficializou o Dia das Mães nos Estados Unidos, a ser festejado no segundo domingo de maio.

No Brasil, coube à Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre, a iniciativa de introduzir a menção desta data, promovendo, em 1919, uma solenidade, da qual foi presidente o escritor Àlvaro Moreira, e oradora oficial a poetisa Júlia Lopes de Almeida (1862-1934). À partir daí, o Dia das Mães passou a ser festejado em outros Estados brasileiros, até que, em junho de 1931, o presidente do décimo-primeiro Congresso Internacional Feminista, Alice Toledo Tibiriçá, dirigiu-se ao Presidente Getúlio Vargas (1883-1954) uma mensagem solicitando a oficialização da data.

Pelo Decreto n.21.336, de 5 de maio de 1932, o Presidente da República instituiu em todo o país o festejo do Dia das Mães, a ser observado no segundo domingo de maio. Mais tarde, em 1947, essa data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil, pelo Cardeal-Arcebispo do rio de Janeiro, D.Jaime de Barros Câmara.


Aula

Questionar as crianças:
  • O que é o dia das mães para você?
  • O que a sua mãe representa para você?
  • Como é seu relacionamento com a sua mãe?

Explicações:
  • Mãe não é só a mulher que gera e dá à luz a uma criança e sim aquela que cria um ente querido (uma avó, uma tia, uma madrinha), dando-lhe carinho e proteção e que, portanto merecem respeito, muito amor, compreensão, auxílio e gratidão de seus filhos, pois fazem tudo para auxiliá-los em sua evolução, sofrem com seus sofrimentos e querem que eles estejam sempre bem e felizes. Falar dos filhos adotivos, que são amados pelas suas mães, não fazendo diferença o fato deles não terem sidos gerados em seu corpo físico.
  • Os lares podem ser formados por um pai e uma mãe, apenas pela mãe, ou apenas pelo pai. Também há famílias em que os responsáveis pela educação das crianças são a avó (ou avô), uma tia, ou até uma irmã mais velha. E que na aula de hoje eles vão compreender o papel da mãe (ou da pessoa que exerce suas funções na família).
  • As mães são as guardiãs do lar, um verdadeiro anjo protetor enviado por Deus, que dedica aos filhos carinho, amor e proteção, que trabalha e se sacrifica inúmeras vezes por seus filhos e desejam que eles estejam sempre bem.
  • Se outra pessoa nos criou, fazendo o papel da mãe (avó, tia, ou qualquer outra pessoa), ela merece todo nosso carinho e reconhecimento por seu afeto e dedicação.
  • Devemos guardar o amor e as boas coisas que vivemos com nossa mãe, esquecendo os mal-entendidos. Apesar de algumas vezes não entendermos ou concordarmos com certas atitudes de nossas mães, elas certamente visam o bem de seus filhos. Além disso, as mães também são Espíritos em evolução e erram (tentando acertar) e merecem o perdão de seus filhos, assim como os perdoam, pois os filhos também erram.


No Dia das Mães

O filho deve retribuir sempre toda dedicação que a mãe lhe proporciona, sendo grato e respeitando a mãe. No Dia das Mães devemos dar muito mais do que o presente material: oferecer a ela muito carinho, beijos e abraços sinceros, que valem muito mais do que coisas materiais.

Histórias:

Desenhos


Músicas

Mamãe
(música: Sinos de Belém)
Hoje é belo dia
Todos com alegria,
Vamos criançada,
À mamãe saudar.
Bem de manhãzinha
Logo ao acordar
Vão os bons meninos
A data festejar.
À mamãe, à mamãe
Nossos parabéns
Pela data tão festiva
Nosso grande viva!
Parabéns, desejamos
Alegres a cantar.
Vamos todos, criançada
A mamãe abraçar.

Mamãe
(música: Jingle Bell)
(coro)

Mamãezinha, mamãezinha
Do meu coração
Prá voce, prá voce
Canto esta canção
Hoje é o dia
Da mamãe querida
A quem desejamos
Feliz e longa vida.
coro...
E quando no futuro
Depois de estudar
Alegres poderemos
Mamãe sempre amar.
coro...

Mamãezinha linda
(música: Bandeira Branca)
Mãezinha linda, mãe.
Pensando em ti,
minh'alma canta,
sonha , brinca e sorri!
Mamãezinha, eu estou aqui .
Com toda minha devoção
Dou-te contente, bem feliz
Meu coração.

Mãe
(música: Ciranda, cirandinha)
Três letrinhas bem juntinhas,
Lindo nome vão formar
Com certeza a palavrinha
Vocês querem adivinhar.Mas, esperem um pouquinho
E terão satisfação
Mostrarei seu lindo nome
Dentro do meu coração

(recebido sem menção de autoria ou fonte. Se souber qual seja, por favor, nos informe, a fim de darmos os devidos
créditos)


Referências:

2 comentários:

Faça seu comentário! Dicas e sugestões são muito bem-vindas.