segunda-feira, 29 de março de 2010

Atividades: Ciclo III – 1º trim/2010


Imagem016

Imagem017

Imagem018

Imagem019

Imagem020

Atividades: Ciclo I – 1º trim/2010






Atividades: Ciclo II – 1º trim/2010



Imagem015

 

Imagem014

Atividades: Maternal – 1º trim/2010

Maternal

Nascimento e Profissão de Jesus:




































Páscoa






Evangelização Espírita Infantil



“A Criança ainda é o sorriso do futuro na face do presente. Evangelizá-la é, pois, espiritualizar o porvir, legando-lhe a lição clara e pura do ensinamento cristão, a fim de que, verdadeiramente, viva o Cristo nas gerações de amanhã.” Francisco Spinelli  


A Importância da Evangelização Infantil

 

"É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico?

Sem a renovação espiritual da criatura para o bem, jamais chegaríamos ao nível superior que nos compete alcançar. Ajudar a criança, amparando-lhe o desenvolvimento, sob a luz do Cristo, é cooperar na construção da reforma santificante da humanidade, na direção do mundo redimido de amanhã." (Emmanuel, Encontros no Tempo, 5. ed., perg. 42)

Por que o período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?

“Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.” (Allan Kardec, O livro dos espíritos,76. ed., perg. 383).

“A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores.” [...]. (Allan Kardec, O livro dos espíritos, 76. ed., perg. 385).

Por que a escola de evangelização espírita infantil antes dos 7 anos de idade?



“109. O período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?

- O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos.

- Até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, […].

- Passada a época infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das energias paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material,[...].” (Emmanuel, O Consolador, 15. ed., perg. 109).


Qual deve ser o conteúdo espírita a ser estudado pela criança na escola de evangelização?


“Temos ouvido o espírito de Emmanuel há muitos anos com respeito a estes assuntos, […]. Nós sempre nos desvelamos em nossas casas, no ensino da bondade, do perdão, das atitudes evangélicas em si, mas precisávamos descobrir um meio de comunicar à criança, algum ensina-mento em torno da Lei de Causa e Efeito, mostrando determinados tópicos dos mais expressivos para o mundo infantil, com respeito à reencarnação, um problema da imortalidade da alma.

Muitas vezes, nós esquecemos de conduzir a criança para este tipo de lição, para este tipo de comentários, com receio de apressar na mente das crianças determinados pensamentos com relação a morte do corpo.

Precisávamos estudar quais os meios de começar a oferecer à criança, bases para que ela se conheça no mundo em que está vivendo e naquele mundo social em que ela vai viver.” (Emmanuel , A Terra e o semeador, 7. ed., perg. 101)

O que é o Instituto da Criança?
O Instituto da Criança é uma unidade de trabalho, ensino e pesquisa, especializada no atendimento à infância.

Laboratório de experiências fecundas onde se busca a compreensão do ser reencarnante em seu estágio infantil, se labora pela atualização contínua de conteúdos e procedimentos didáticos-pedagógicos, e representa a sintonia da teoria com a prática, a compreensão aliada à ação, o amor materializado em benefícios no campo do atendimento à criança no Centro Espírita.

Fonte: O Centro Espírita - O Instituto da Criança

domingo, 28 de março de 2010

Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em 3 de outubro de 1804 em Lião, França.

Estudou em Yverdum, na Suíça, no Instituto de Educação do pedagogo Pestalozzi. Trabalhou como educador com base na metodologia pestalozziana, mas com modificações pedagógicas criadas ou desenvolvidas por ele.

Segundo Jean Vartier na biografia de Kardec: "Pestalozzi pode ser considerado como o pai espiritual de Rivail, da mesma forma que Jean-Jacques Rousseau  foi o pai espiritual de Pestalozzi."

Rivail era considerado um mestre da Pedagogia Moderna. Era respeitado pelas autoridades e professores e teve seu nome
em importantes obras biobibliográficas.

Estudioso e sem misticismo, em torno de 1854 Rivail começou a examinar os fenômenos das ‘mesas falantes’ e no ano seguinte foi convidado para assistir a uma reunião pela primeira vez. No livro O que é o Espiritismo publicado em 1859, fala sobre o assunto: “Foi-me preciso mais de um ano de trabalhos para me convencer a mim mesmo, o que pode provar que, se hoje creio, a isso não cheguei levianamente”.

A partir das reuniões Rivail começou a questinar os Espíritos e com isso iniciou seus primeiros estudos sérios sobre o Espiritismo.

Em uma das reuniões seu Espírito protetor – Z. – se manisfestou e disse, entre outras coisas, que eram amigos de outra existência quando viviam nas Gálias e que, naquela época, seu nome era Allan Kardec. Também disse que o ajudaria a organizar os ensinamentos dos Espíritos.

Para cada sessão Rivail preparava uma relação de perguntas muito bem estruturadas que eram respondidas com precisão e clareza. Com a compilação das perguntas e respostas, em 18 de abril de 1857 foi lançada a primeira edição do livro “O Livro dos Espíritos”.

Como Rivail tinha diversas publicações no mundo científico e estava preocupado em causar confusões, resolveu adotar o nome de Allan Kardec nas Obras da Doutrina Espírita.

Obras de Kardec:

  • O que é o Espiritismo – 1859
  • O Livro dos Médiuns – 1861 – caráter científico
  • O Evangelho segundo o Espiritismo – 1863 – caráter religioso
  • O Céu e o Inferno – 1865 – caráter religioso
  • A Gênese – 1868 – caráter científico
  • Obras Póstumas – 1890

Kardec desencarnou em Paris no dia 31 de março de 1869 de um aneurisma.


Referências:
Aula e atividades propostas por Vera Stefanello: Aula 01 e Aula 02
Biografia disponibilizada pela FEB

Espiritismo, uma nova era para a humanidade

DEUS, inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas

JESUS, o guia e modelo

KARDEC, a base fundamental

O que é

  • É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
  • “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)
  • “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI - 4)

O que revela

  • Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
  • Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

Sua abrangência

  • Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade.
  • Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os apectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.

Seus ensinos fundamentais

  • Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
  • O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
  • Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.
  • No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
  • Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
  • O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.
  • Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
  • Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
  • Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
  • Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
  • Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende de esforços que façam para chegar à perfeição.
  • Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
  • As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.
  • Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
  • A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.
  • O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas consequências de suas ações.
  • A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
  • A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
  • A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assistí-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

Prática Espírita

  • Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”.
  • A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
  • O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
  • O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.
  • A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem.
  • Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
  • O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei da justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.

*
“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”

*
Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.”
*
O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.
*

Campanha de divulgação do Espiritismo (Promovida pela Federação Espírita Brasileira e pelo Conselho Espírita Internacional)


Leia também: O Livro dos Espíritos – Introdução – Cap. VI

domingo, 21 de março de 2010

A.N.J.O.S.

A.lemão

Nome: Anderson Lima Almeida
Idade: 16 anos
Estudante do Colégio Monteiro Lobato
Esporte: Natação e Judô
Hobby: Ler e ouvir música
Habilidade Natural: Capacidade incomum para imitar vozes humanas e animais
Habilidade Desenvolvida: Mergulho sem equipamento

N.ina


Nome: Eliana Martins Donato
Idade: 17 anos
Estudante do Colégio Monteiro Lobato
Esporte: Tae-Kwon-Do
Hobby: Ler, tocar flauta e ouvir música
Habilidade Natural: Agilidade e frieza
Habilidade Desenvolvida: Artesanato

J.éssica

Nome: Jéssica Heráclito Fortuna
Idade: 16 anos
Estudante do Colégio Monteiro Lobato
Esporte: Vôlei
Hobby: Ler, ouvir música, passear
Habilidade Natural: Psicometria – capacidade sensorial segundo a qual o sensitivo, posto em contato com objetos, pessoas ou lugares relacionados com acontecimentos passados, sintoniza-se de tal maneira com o clima psicológico em que esses acontecimentos ocorreram que se torna capaz de descrevê-los com assombrosa precisão.
Habilidade Desenvolvida: Fala inglês e espanhol

O.telo

Nome: Luiz Otelo Prado
Idade: 17 anos
Estudante do Colégio Monteiro Lobato
Esporte: Ciclismo e capoeira
Hobby: Ouvir Legião Urbana, fazer teatro, ler, tocar violão
Habilidade Natural: Grande capacidade para dramatizar
Habilidade Desenvolvida: Versatilidade em disfarces

S.ócrates

Nome: Sócrates Praxedes Altamirando
Estudante do Colégio Monteiro Lobato
Esporte: Tênis de mesa e Basquete
Hobby: Ler, ouvir música
Habilidade Natural: Raciocínio rápido, concentração
Habilidade Desenvolvida: Grande domínio de Informática

Sobre o Livro


Cinco adolescentes da mesma classe se unem para realizar um trabalho de física.
Eles nem imaginam que dessa união nasceria um grupo secreto que tem como missão ajudar outros jovens.
Prepare-se jovem leitor: vai começar uma prazerosa aventura com muitos ensinamentos espirituais!

Você vai se emocionar e participar dessa aventura com os A.N.J.O.S.!

As surpresas se sucedem a cada página, amor, código secreto, música, teatro e uma adolescente sensitiva são alguns dos componentes do primeiro livro desta série.

Em Catanduva, autor lança livro.


Chico Xavier - Trailer do Filme (2010)

sábado, 20 de março de 2010

Tecnologia e vida em grupo - Divaldo P. Franco

Perguntas feitas por Divaldo P. Franco ao Espírito de Vianna de Carvalho.

Tendo em vista as novas tecnologias que permitem se faça cada vez mais coisas sem sair de casa, como pode o homem conciliar sua vida em grupo?

A criatura humana é um animal social, que sente atraída uma pela outra a partir do instinto gregário, ampliando a área de relacionamento graças aos valores do Espírito e da cultura. Infelizmente a violência que gratuita na Terra, tem contribuído para que o ser humano se refugie em lugares onde pensa encontrar segurança, através de mecanismos próprios, isolando-se cada vez mais.
Quanto mais moralizado o ser, mais tem necessidade de relacionar-se, de crescer em grupo, auxiliando o seu próximo e contribuindo com o progresso da humanidade.

Tendo em vista ser o avanço tecnológico superior ao avanço moral da criatura humana, como será a ética da era pós-tecnológica?

O homem cresce também no sentido moral, embora esse desenvolvimento esteja aquém das conquistas tecnológicas, mas que não o impedem de compreender os objetivos essenciais da existência, que não se resumem apenas na comodidade e no prazer. Em toda parte encontram-se os convites para a meditação em torno da vida e do ser, propondo revisão dos velhos conceitos, ora ultrapassados, e de uma nova conduta moral compatível com os passos largos dados pelo conhecimento.
Será inevitável o despertar para uma nova ética mais consentânea com o progresso alcançado na área da tecnológica. Também deveremos Ter em conta que as reencarnações dos promotores da felicidade humana dão-se amiúde, o que o Senhor da Vida zela pela sociedade terrestre.

Livro – A Atualidade do Pensamento Espírita  - Divaldo P. Franco - Esp. Vianna de Carvalho

O Vale dos sentimentos


Era uma vez um lugar chamado "Vale dos Sentimentos".
Lá moravam todos os sentimentos do mundo, cada qual com o seu nome: Alegria, Riqueza, Sabedoria, Determinação....
Apesar de serem diferentes, se davam muito bem. Até os sentimentos como: Orgulho, Tristeza e Vaidade não tinham problemas entre si.
Mas era lá no fundo do vale, na última das casinhas que morava o mais bonito dos sentimentos: era o Amor!
Ele era tão bom que quando os outros sentimentos chegavam perto dele, ficavam mudados porque eles sabiam que, dentre eles, o Amor era o melhor!
Porém, no mesmo vale, num lugar mais afastado, havia um castelo! E lá também morava um sentimento, só que não tinha nadinha de bom. Era a raiva!
E a Raiva, de tão ruim que era, não gostava dos moradores do vale!
Por isso, quando acordava de mau humor, fazia de tudo para estragar a beleza do lugar.
Certo dia teve uma boa idéia. Foi até o calabouço e preparou a porção mais esquisita e estraga prazeres de que se teve notícias! A fumaça da porção tomou conta do vale e se transformou numa tempestade como nunca se tinha visto antes.
Quando o vale se encheu de raios, chuva e vento, todos correram para se proteger.
O Egoísmo foi o primeiro a se esconder, deixando todos para trás.
A Alegria deu risada de alívio por ter se salvado rapidinho.
A Riqueza recolheu tudo que era seu antes de se abrigar!
A Tristeza.... A Sabedoria... A Vaidade.... todos conseguiram chegar em suas casas a tempo! Todos, menos o Amor.
Ele estava tão preocupado em ajudar os outros sentimentos que acabou ficando para trás.
Então uma coisa aconteceu!
Um raio bem forte caiu sobre o vale atingindo o Amor.  A Raiva deu sua tarefa por cumprida e foi dormir.
Quando a tempestade passou, os sentimentos puderam abrir as janelas aliviados. Mas ao saírem, eles sentiram uma coisa diferente no ar.
Algo que nunca tinham sentido antes. Foi então que eles viram...
"O que aconteceu com o Amor?" - "Ele não se mexe!!!"
"Tá tão parado que até parece que...MORREU!"
Nisso a Tristeza se pôs a chorar!
O Orgulho não aceitava. Disse que era mentira!
A Riqueza disse que era um desperdício!
E a Alegria, pela primeira vez, não sorriu!
Foi aí que uma coisa estranha começou a acontecer. Os sentimentos começaram a ter desavenças, porque, sem o Amor para uni-los, as diferenças aparecem! A situação já estava bem ruim quando eles repararam que estavam sendo observados.  Alguém que eles nunca tinham visto ali antes.
Então, o estranho se ajoelhou na frente do Amor, tocou-o calmamente e ele abriu os olhos! "Ele não morreu! O Amor não morreu!" gritaram os outros sentimentos!
Foi aí que todos puderam ver o rosto do estranho que se chamava Tempo. E todos comemoraram porque o Amor estava vivo e sempre vai estar, porque não há nada que acabe com o Amor tendo o Tempo ao seu lado para ajudá-lo. E a paz e a harmonia ainda reina por muito, muito tempo no vale dos sentimentos. E sabe o que aconteceu com o Amor e o Tempo???
Eles se casaram e tiveram três filhos: Experiência, Perdão e Compreensão, que moram até hoje no vale dos sentimentos, lá no fundinho do coração!

"Quando procuramos o bem nas outras pessoas, descobrimos o que há de melhor em nós mesmos".

Autor desconhecido


Atividade:



















sexta-feira, 19 de março de 2010

Páscoa

As civilizações antigas esperavam a chegada da primavera com festa porque os pastos ficavam mais verdes, os campos se enchiam de flores e aumentavam os rebanhos. Tudo isso indicava que logo chegaria a hora das colheitas. Por causa da mudança de estação essa festa era chamada de Páscoa e esta palavra significa “passagem”.

A Páscoa Judaica comemora a libertação dos hebreus e o êxodo do Egito para a Palestina, chamada de Terra Prometida. A Páscoa Cristã celebra a ressurreição de Cristo três dias após sua crucificação.

O Espiritismo, embora seja uma Doutrina Cristã porque tem como base o Evangelho de Jesus, não comemora a Páscoa. Sabemos que, cientificamente, a ressurreição da carne é impossível (Livro dos Espíritos - Livro IV - Capítulo II, pergunta 1.010). O que aconteceu no 3º dia após a crucificação de Jesus foi sua aparição com seu corpo espiritual, ou seja, seu perispírito.

Porém, o real significado da Páscoa Cristã é importantíssimo e isso foi muito bem descrito por Amílcar Del Chiaro Filho: “A Páscoa Cristã representa a vitória da vida sobre a morte, do sacrifício pela verdade e pelo amor. Jesus de Nazaré demonstrou que se pode executar homens, mas não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida.”

Símbolos da Páscoa

  • Coelho: Animal associado à fertilidade, nascimento e vida nova desde a Antiguidade.
  • Ovo: Simboliza fertilidade e nova vida. Dá-lo a alguém significa desejar uma vida nova. Antigamente eram usados os ovos de galinha, mas atualmente os ovos são de chocolate.
  • Cordeiro: Representa Jesus que foi sacrificado como um cordeiro para tirar os pecados dos homens e do mundo.
  • Círio Pascal: É uma grande vela com cinco cravos, representando as cinco chagas de Cristo nas mãos, nos pés e no peito.
  • Pão e Vinho: São o corpo e o sangue de Jesus Cristo: a vida eterna. No Ocidente, o pão é representado pela hóstia.
  • Cruz: Símbolo da fé católica. Congrega tanto a idéia de sofrimento como de ressurreição de Jesus Cristo

Fonte:  CVDEE

Algumas atividades


Música

Video da Música Páscoa Para Mim: Produzido pela Profª.: Avyen Aramas Melgaço. Aula de Canto Coral. Itabuna - BA


Frases de Chico Xavier

Fonte: Semana Chico Xavier

"O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte."

"Planejar a infelicidade dos outros, é cavar com as próprias mãos um abismo para si mesmo"

"Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem. A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos em tempo certo."

"Sempre recebi os elogíos como incentivo dos amigos para que eu venha a ser o que tenho consciência de que ainda não sou."

"Deixe algum sinal de alegria, onde passes."

"Hoje auxiliamos, amanhã seremos os necessitados de auxilio".

"Não cobres tributos de gratidão".

"Acreditamos que tanto é um delito grave assassinar uma criança na via pública, quanto exterminá-la, em falso regime de impunidade, no ventre materno".

"Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja"

"Nenhuma atividade no bem é insignificante. As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes".

"Nem Jesus Cristo, quando veio à Terra, se propôs resolver o problema particular de alguém. Ele se limitou a nos ensinar o caminho, que necessitamos palmilhar por nós mesmos".

"Se Allan Kardec tivesse escrito que 'fora do Espiritismo não há salvação', eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu 'Fora da Caridade', ou seja, fora do Amor não há salvação".

"A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual".

"O desespero é uma doença. E um povo desesperado,lesado por dificuldades enormes, pode enlouquecer, como qualquer indivíduo. Ele pode perder o seu próprio discernimento. Isso é lamentável, mas pode-se dizer que tudo decorre da ausência de educação, principalmente de formação religiosa".

"Ninguém quer saber o que fomos, o que possuíamos, que cargo ocupávamos no mundo; o que conta é a luz que cada um já tenha conseguido fazer brilhar em si mesmo".

"Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito".

"Devo seguir o meu caminho com o mais absoluto respeito pelo camiho dos outros".

"Às vezes, a alegria que está nos faltando é justamente a alegria que devemos aos outros".

Andressa Barragana - Exemplo em vida

"Se não fizermos a nossa parte agora, se quiser fazer amanhã, talvez não dê mais tempo"




http://www.youtube.com/watch?v=xpaz9ZLs7DI

Um canto aos brasileiros e às novas idéias


A música de Moacyr Camargo fala do Homem e do vôo do pensamento sem fim, de estrelas, do azul, das matas e dos pássaros. Sua canção se transformou num dos córregos por onde flui a autêntica música brasileira de qualidade.

Com sua voz doce, canta com simplicidade o povo de sua terra ao lado do espírito da grandiosidade.

Quando se ouvem os primeiros acordes de uma música de Moacyr Camargo, já se percebe o que vem em seguida: uma sonoridade gloriosa, como propõe a nova era. Ele canta apontando para o futuro.

Produzindo delicadas texturas sonoras, suas músicas abordam temas como amores que se encontram nesta vida e que já vêm de vidas passadas, crianças que certamente vão brincar nos anos da Era luz do globo, brasilidades que nos remetem imediatamente a mestres como Dorival Caymmi e Ari Barroso. Toda a sua obra confirma a trajetória de um momento especial na MPB e dessa época de transformação, onde o retorno às origens de sentimentos nobres e dos valores espirituais são resgatados.

O coração fica leve e a calma se instala ao ouvir, com alegria, a voz segura de Moacyr Camargo cantar que "Deus também se faz aqui por nós". (texto de Cristina Braga)


Contato:
(11) 39172329, moacyrcamargo@uol.com.br

www.musicexpress.com.br/mcamargo

quinta-feira, 18 de março de 2010

Súplica da Criança

Senhor !...
Disseram os homens que me queriam tanto, mas ao atingir-lhes a casa, não dialogaram comigo, segundo as minhas necessidades.

Quase todos me ofereceram um berço enfeitado, mas poucos me deram o coração.

Afirmam que devo procurar a felicidade, entretanto, não sei como fazer isso, se os vejo a quase todos sofrendo e rebelando-se por não aceitarem as disciplinas da vida.

Escuto-lhes as lições de paz, contudo, acompanho-lhes as rixas em vista de estarem sempre exigindo o maior quinhão de recursos da Terra.

Recomendam-me buscar a alegria, mas, muitas vezes, observo que esta misturado de lágrimas o leite que me estendem.

Erguem palácios para mim, no entanto, entre as paredes dessas mansões coloridas e belas, renovam, a cada dia, reclamações e queixas que não sei compreender, nem registrar.

Explicam que preciso praticar o perdão e , ao mesmo tempo, muitos me mostram como exercitar a vingança.

Senhor !...

Que será de mim, neste grande mundo que construíste entre as estrelas, sempre adornado de flores e aquecido pelo Sol, se os homens me abandonarem?

Faze que eles reconheçam que dependo deles como o fruto depende da árvore. E, tanto quanto seja possível, dizer-lhes, Senhor, que terei comigo apenas o que me derem e que posso ser, enquanto estiver aqui, unicamente o que eles são.

MEIMEI

quarta-feira, 17 de março de 2010

Atividade sobre Respeito nas Aulas

Trabalho das crianças em 2009:

Evangelização SEEJB

A SEEJB evangeliza crianças e jovens há mais de 60 anos de onde sairam dirigentes, presidentes de casas e trabalhadores que até hoje são tarefeiros na divulgação da Doutrina Espírita.

A equipe de evangelização conta com 8 colaboradores que se dispoem a evangelizar. As turmas são divididas por faixa etária e ciclos de estudo.

Centro Espírita Amor, Luz e Caridade

Assim como o Albergue Noturno Bom Samaritano, a SEEJB também mantém o Centro Espírita Amor, Luz e Caridade.

As reuniões acontecem de acordo com a agenda abaixo:

Segunda-feira
Estudo e reunião mediúnica - 20h

Quarta-feira
Evangelho e passe - 20h

Quinta-feira
Desenvolvimento mediúnico - 20h

Sexta-feira
Reunião mediúnica - 20h

Domingo
Estudo das Obras básicas - 18h


Localização: Rua Padre José, 260 - Perpétuo Socorro - São João da Boa Vista/SP.

Albergue Noturno Bom Samaritano

A SEEJB mantém em funcionamento o Albergue Noturno Bom Samaritano que está localizado na Rua Padre José, 260 - Perpétuo Socorro - São João da Boa Vista/SP.

O Albergue atende pessoas que precisam de hospedagem e recebem banho, jantar, café da manhã e, quando necessário, roupas.


Ala masculina


Ala feminina


Albergue antes da reforma:

Dias de reuniões na SEEJB

Segunda-feira
Estudo e experimentação mediúnica - 20h

Terça-feira
Legionárias - 15h
Atendimento Fraterno - 19h30
Reunião pública e passe - 20h
Evangelização Infantil - 20h

Quinta-feira
Estudo das Obras básicas - 20h

Sexta-feira
Reunião pública e passe - 15h

Sábado
Estudo para Mocidade - 18h
Atendimento Fraterno - 19h30
Reunião pública e passe - 20h

Localização: Rua Oscar Janson, 34 - Centro - São João da Boa Vista/SP - (19) 3631-6559

A SEEJB

Na década de 1920 fruto de esforços de amor e suor dos dois planos da vida nasce um patrimônio espiritual na cidade de São João da Boa Vista e região.

A constituição da Sociedade de Estudos Espíritas João Batista se deu em 23-07-1929. Dentre os presidentes, o que permaneceu por mais de 40 anos foi o Sr. José Peres: um homem público que mergulhou na simplicidade e humildade conseguindo ser um grande educador de consciências, seja de crianças seja de adultos.

Fotos da década de 30:






Atualmente a SEEJB é presidida pelo Sr. Luiz Betti e, além das suas atividades de Estudo da Doutrina, Atendimento Fraterno, Evangelização, Legionárias e Reuniões Mediúnicas, mantém em funcionamento o Albergue Noturno Bom Samaritano e o Centro Espírita Amor, Luz e Caridade.