sexta-feira, 19 de março de 2010

Páscoa

As civilizações antigas esperavam a chegada da primavera com festa porque os pastos ficavam mais verdes, os campos se enchiam de flores e aumentavam os rebanhos. Tudo isso indicava que logo chegaria a hora das colheitas. Por causa da mudança de estação essa festa era chamada de Páscoa e esta palavra significa “passagem”.

A Páscoa Judaica comemora a libertação dos hebreus e o êxodo do Egito para a Palestina, chamada de Terra Prometida. A Páscoa Cristã celebra a ressurreição de Cristo três dias após sua crucificação.

O Espiritismo, embora seja uma Doutrina Cristã porque tem como base o Evangelho de Jesus, não comemora a Páscoa. Sabemos que, cientificamente, a ressurreição da carne é impossível (Livro dos Espíritos - Livro IV - Capítulo II, pergunta 1.010). O que aconteceu no 3º dia após a crucificação de Jesus foi sua aparição com seu corpo espiritual, ou seja, seu perispírito.

Porém, o real significado da Páscoa Cristã é importantíssimo e isso foi muito bem descrito por Amílcar Del Chiaro Filho: “A Páscoa Cristã representa a vitória da vida sobre a morte, do sacrifício pela verdade e pelo amor. Jesus de Nazaré demonstrou que se pode executar homens, mas não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida.”

Símbolos da Páscoa

  • Coelho: Animal associado à fertilidade, nascimento e vida nova desde a Antiguidade.
  • Ovo: Simboliza fertilidade e nova vida. Dá-lo a alguém significa desejar uma vida nova. Antigamente eram usados os ovos de galinha, mas atualmente os ovos são de chocolate.
  • Cordeiro: Representa Jesus que foi sacrificado como um cordeiro para tirar os pecados dos homens e do mundo.
  • Círio Pascal: É uma grande vela com cinco cravos, representando as cinco chagas de Cristo nas mãos, nos pés e no peito.
  • Pão e Vinho: São o corpo e o sangue de Jesus Cristo: a vida eterna. No Ocidente, o pão é representado pela hóstia.
  • Cruz: Símbolo da fé católica. Congrega tanto a idéia de sofrimento como de ressurreição de Jesus Cristo

Fonte:  CVDEE

Algumas atividades


Música

Video da Música Páscoa Para Mim: Produzido pela Profª.: Avyen Aramas Melgaço. Aula de Canto Coral. Itabuna - BA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Dicas e sugestões são muito bem-vindas.