domingo, 28 de março de 2010

Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em 3 de outubro de 1804 em Lião, França.

Estudou em Yverdum, na Suíça, no Instituto de Educação do pedagogo Pestalozzi. Trabalhou como educador com base na metodologia pestalozziana, mas com modificações pedagógicas criadas ou desenvolvidas por ele.

Segundo Jean Vartier na biografia de Kardec: "Pestalozzi pode ser considerado como o pai espiritual de Rivail, da mesma forma que Jean-Jacques Rousseau  foi o pai espiritual de Pestalozzi."

Rivail era considerado um mestre da Pedagogia Moderna. Era respeitado pelas autoridades e professores e teve seu nome
em importantes obras biobibliográficas.

Estudioso e sem misticismo, em torno de 1854 Rivail começou a examinar os fenômenos das ‘mesas falantes’ e no ano seguinte foi convidado para assistir a uma reunião pela primeira vez. No livro O que é o Espiritismo publicado em 1859, fala sobre o assunto: “Foi-me preciso mais de um ano de trabalhos para me convencer a mim mesmo, o que pode provar que, se hoje creio, a isso não cheguei levianamente”.

A partir das reuniões Rivail começou a questinar os Espíritos e com isso iniciou seus primeiros estudos sérios sobre o Espiritismo.

Em uma das reuniões seu Espírito protetor – Z. – se manisfestou e disse, entre outras coisas, que eram amigos de outra existência quando viviam nas Gálias e que, naquela época, seu nome era Allan Kardec. Também disse que o ajudaria a organizar os ensinamentos dos Espíritos.

Para cada sessão Rivail preparava uma relação de perguntas muito bem estruturadas que eram respondidas com precisão e clareza. Com a compilação das perguntas e respostas, em 18 de abril de 1857 foi lançada a primeira edição do livro “O Livro dos Espíritos”.

Como Rivail tinha diversas publicações no mundo científico e estava preocupado em causar confusões, resolveu adotar o nome de Allan Kardec nas Obras da Doutrina Espírita.

Obras de Kardec:

  • O que é o Espiritismo – 1859
  • O Livro dos Médiuns – 1861 – caráter científico
  • O Evangelho segundo o Espiritismo – 1863 – caráter religioso
  • O Céu e o Inferno – 1865 – caráter religioso
  • A Gênese – 1868 – caráter científico
  • Obras Póstumas – 1890

Kardec desencarnou em Paris no dia 31 de março de 1869 de um aneurisma.


Referências:
Aula e atividades propostas por Vera Stefanello: Aula 01 e Aula 02
Biografia disponibilizada pela FEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Dicas e sugestões são muito bem-vindas.