sábado, 20 de março de 2010

Tecnologia e vida em grupo - Divaldo P. Franco

Perguntas feitas por Divaldo P. Franco ao Espírito de Vianna de Carvalho.

Tendo em vista as novas tecnologias que permitem se faça cada vez mais coisas sem sair de casa, como pode o homem conciliar sua vida em grupo?

A criatura humana é um animal social, que sente atraída uma pela outra a partir do instinto gregário, ampliando a área de relacionamento graças aos valores do Espírito e da cultura. Infelizmente a violência que gratuita na Terra, tem contribuído para que o ser humano se refugie em lugares onde pensa encontrar segurança, através de mecanismos próprios, isolando-se cada vez mais.
Quanto mais moralizado o ser, mais tem necessidade de relacionar-se, de crescer em grupo, auxiliando o seu próximo e contribuindo com o progresso da humanidade.

Tendo em vista ser o avanço tecnológico superior ao avanço moral da criatura humana, como será a ética da era pós-tecnológica?

O homem cresce também no sentido moral, embora esse desenvolvimento esteja aquém das conquistas tecnológicas, mas que não o impedem de compreender os objetivos essenciais da existência, que não se resumem apenas na comodidade e no prazer. Em toda parte encontram-se os convites para a meditação em torno da vida e do ser, propondo revisão dos velhos conceitos, ora ultrapassados, e de uma nova conduta moral compatível com os passos largos dados pelo conhecimento.
Será inevitável o despertar para uma nova ética mais consentânea com o progresso alcançado na área da tecnológica. Também deveremos Ter em conta que as reencarnações dos promotores da felicidade humana dão-se amiúde, o que o Senhor da Vida zela pela sociedade terrestre.

Livro – A Atualidade do Pensamento Espírita  - Divaldo P. Franco - Esp. Vianna de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Dicas e sugestões são muito bem-vindas.