terça-feira, 4 de maio de 2010

Aula sobre Mediunidade

AULA – PRE MOCIDADE

RELEMBRAR SOBRE A HISTÓRIA DAS IRMAS FOX: ELAS ERAM MEDIUNS, POIS, PARA QUE O MASCATE, ESPIRITO, PUDESSE SE COMUNICAR PELAS BATIDAS, FOI PRECISO QUE RETIRASSE FLUIDO OU ENERGIAS, PARA QUE ACONTECESSE A COMUNICAÇAO, CERTO?

(PEDIR QUE PEGUEM PAPEL E CANETA, E SE FOR SURGINDO DUVIDAS ANOTAREM..)

(LEVAR LIVRO DOS MEDIUNS E MOSTRAR PARA ELES, E DIZER QUE O KARDEC ESTUDOU COM PROFUNDIDADE O ASSUNTO, PARA EXPLICAR O QUE ACONTECE/SEMPRE ACONTECEU SOBRE MEDIUNIDADE E PESSOAS QUE TEM ESSES “PODERES”, DEIXAR ELES FOLEAREM, PARA SENTIR O LIVRO, CONHECE-LO)

A capacidade de receber influência de espíritos desencarnados é inerente a todos os seres humanos.

Essa influência tem várias gradações e, quando chega a um nível de poder receber uma comunicação, dá-se-lhe o nome de mediunidade. Esse intercâmbio entre "vivos e mortos" é conhecido na Terra, desde remotíssimos tempos, mas de modo geral o fenômeno era desenvolvido às ocultas, envolto em véus de mistério e superstição.

Tanto assim, que as pessoas que se davam a essa prática eram olhadas com desconfiança e medo, chamadas de adivinhos, bruxos, magos, feiticeiros, etc. Também os iniciados das religiões antigas conheciam e lidavam com a mediunidade, mas a exercitavam na intimidade das comunidades religiosas, ou seja, nos círculos iniciáticos, longe do público leigo.

A maior prova da existência da mediunidade há milhares de anos é a "proibição de se consultarem os mortos", que faz parte da legislação mosaica, conforme se vê no Deuteronômio, capítulo 18. Ninguém proíbe aquilo que não existe, uma vez que as leis são sempre feitas em relação a alguma atividade já existente, seja proibindo, permitindo, regulamentando, enfim. Moisés (10 mandamentos, lembram?) proibiu o intercâmbio mediúnico por causa do abuso a que se entregavam as pessoas, que consultavam os espíritos pelos motivos mais corriqueiros e, não raro, para a solução de problemas materiais.

Ao lado dessa proibição e da perseguição exercida contra os médiuns, o exercício da mediunidade ganhou posição de destaque e respeito entre os judeus, quando exercido por pessoas dedicadas à religião, às quais era dado o nome de profetisas e de profetas. Nas cortes de Israel havia sempre um profeta, um homem que aconselhava o rei, transmitindo-lhe recomendações e advertências do Alto. Além dessa atividade nas cortes, os profetas, conforme nos relata a Bíblia, foram médiuns bastante aprimorados, missionários incumbidos de trazer novos ensinos, para esclarecimento espiritual. Existiram grandes profetas na Antigüidade, como Isaías, Elias, Jeremias, Miquéias que, entre muitas revelações, anunciaram, com séculos de antecedência, a vinda de Jesus.

Não só nos tempos pré-cristãos era exercida a mediunidade. Se consultarmos o Novo Testamento, veremos que o intercâmbio com o Mundo Espiritual era intenso e muito natural nos tempos apostólicos, a ponto de o Apóstolo Paulo, que se revelar profundo conhecedor do fenômeno, falar dos vários tipos de mediunidade, a que ele chama

dons e de recomendar o seu desenvolvimento: "Segui a caridade, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar." (1 Co, 14: 1). Tantas são as informações e  recomendações de Paulo, que se pode dizer que o primeiro "livro dos médiuns" está na Primeira Carta de Paulo, destinada aos Coríntios.

Com o passar do séculos, no movimento cristão, que tomou o nome de Catolicismo Romano e, mesmo depois na Reforma, o exercício do profetismo deixou de ser uma prática religiosa olhada como atividade edificante. Pelocontrário, aqueles que a praticavam voltaram a ser chamados de adivinhos, bruxos, feiticeiros, nigromantes, como nos tempos anteriores ao Cristianismo. A perseguição que sofreram foi cruel e duradoura.

Foram séculos e séculos de sofrimento para aqueles que ousavam exercer aquela mesma atividade mediúnica recomendada pelo Apostólo Paulo...

A mediunidade permaneceu assim, exercida às ocultas, até meados do século XIX, quando, em muitos países, principalmente na França, um dos países mais liberais da Europa em relação à religião, a manifestação mediúnica surge num volume ainda não observado. Em 1855, o Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail foi convidado a observar esse fenômeno que atraía muitas pessoas, marcando época. Disseram-lhe que a mesa, em torno da qual se reuniam algumas pessoas, "respondia", quando perguntada. Submeteu ele à "mesa" uma série de perguntas e chegou à conclusão, pela elevação dos conceitos emitidos, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do moral, que de fato eram Espíritos Superiores que as respondiam, como eles próprios afirmavam. A partir daí, começou uma pesquisa sem precedentes no mundo, que culminou com a publicação de "O Livro dos Espíritos", em 1857, e de "O Livro dos Médiuns" em 1861, esta a primeira obra a abordar o assunto mediunidade com rigor científico, sem os prejuízos do fanatismo, do encantamento, das idéias pré-concebidas, ou do ranço religioso.

Assim, vemos que o próprio Espiritismo veio à Terra através da mediunidade. E através da mediunidade os Espíritos trouxeram explicações dela própria, primeiro enquadrando-a como fenômeno natural, tirando a sua prática do campo do maravilhoso, do mágico, do sobrenatural. Depois, através da explicação da lei de afinidade, demostraram que o grau de moralidade, a elevação dos Espíritos comunicantes está sempre em relação com a moralidade e com os objetivos das pessoas que se entregam ao intercâmbio mediúnico. Por essa razão, o Professor Rivail encontrou sempre Espíritos Superiores dispostos a dialogar com ele.

EXEMPLO DOS JOVENS QUE HOJE SÃO MEDIUNS :

VERA LUCIA MARINZECK DE CARVALHOVIOLETAS NA JANELA, ESPIRITO PATRICIA; FILHO ADOTIVO, ESP ANTONIO CARLOS, E MTOS OUTROS LIVROS.

ROBSON PINHEIROALEM DA MATERIA , MEDICINA DA ALMA, ESP JOSEPH GLEBER;

ANDRE LUIZ RUIZESCULPINDO O PROPRIO DESTINO, O AMOR JAMAIS TE ESQUECE, ESP LUCIUS... E OUTROS...

MAS PRECISAM GUARDAR O SEGUINTE,

Conceitos Espíritas

Mediunidade: é a capacidade de sentir e transmitir a influência dos espíritos, realizando a comunicação entre encarnados e desencarnados.

Médium: pessoa que serve de meio, de instrumento de comunicação entre encarnados e desencarnados. Há médiuns que ouvem ou vêem os desencarnados.

Mundo Espiritual: local onde estão os espíritos que desencarnam. No Plano Espiritual os espíritos estudam, trabalham, auxiliam uns aos outros.

Espírito Protetor: Espírito superior que se encarrega de assistir a uma pessoa que reencarnou; pode ser um espírito amigo ou familiar. Ele inspira bons conselhos, auxiliando a seguir no caminho do Bem.

MATERIAL ELABALORAPOR POR: ELAINE MENATO – Evangelizadora na SEEJB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Dicas e sugestões são muito bem-vindas.