terça-feira, 4 de maio de 2010

Boas maneiras

- Alguém conhece alguma palavra mágica?

- Vocês sabiam que existem algumas palavras mágicas que demonstram respeito e educação?

- Quais são as palavras mágicas de respeito e educação?

OBRIGADA, OBRIGADO, DESCULPE, POR FAVOR, COM LINCENÇA

- Quando devemos usar essas palavras mágicas?

DESCULPE

o Quando esbarramos em alguém

o Quando derrubamos alguma coisa

o Quando magoamos alguém

POR FAVOR

o Quando queremos pedir alguma coisa.

COM LICENÇA

o Quando queremos passar e alguém está na nossa

o Quando alguém está conversando e queremos

o Quando vamos entrar em algum lugar que estava fechado

OBRIGADO (menino) ou OBRIGADA (menina)

o Quando ganhamos um presente

o Quando devolvemos um brinquedo para nosso

o Quando alguém nos oferece alguma coisa para comer ou beber

Atividade: Fazer perguntas para as crianças:

· Preciso passar por algumas pessoas para sair do ônibus lotado. (Com licença)

· Meus pais estão conversando com os vizinhos e eu preciso interromper a conversa para perguntar algo importante. (Com licença)

· Cheguei atrasado na aula. A porta está fechada e eu preciso entrar. (Com licença)

· Duas pessoas estão trancando o corredor pelo qual eu preciso passar. (Com licença)

· Quando virei a esquina esbarrei sem querer em uma senhora. (Desculpe)

· Derrubei uma xícara no chão. Ela quebrou. (Desculpe)

· Virei o copo com suco que estava bebendo no sofá da sala. (Desculpe)

· Disse algo que magoou meu amigo. (Desculpe)

· Recebi um presente de minha tia. (Obrigado)

· Estou devolvendo o lápis que meu colega me emprestou para fazer a prova. (Obrigado)

· Três amigos meus estão em minha casa brincando. Minha mãe fez um lanche para nós. (Obrigado)

· A professora me explicou novamente a matéria que eu não havia entendido. (Obrigado)

· Comprei uma revista na banca de jornais. Ao pagar e receber o troco o que devo dizer? (Obrigado)

· Preciso pedir um livro emprestado. (Por favor)

· Quero que me alcancem um pouco de água que está do outro lado da mesa. (Por favor)

· Vou pedir a meus pais que me levem em uma festinha de aniversário. (Por favor)

· Quero pedir à empregada que faça um lanche para mim e meus amigos que estão brincando em minha casa. (Por favor)

· Preciso pedir uma informação na Secretaria da Escola. (Por favor)

- Devemos usar as palavras mágicas com todas as pessoas. Com os nossos pais, nossos irmãos, nossos avós, nossos colegas da escola... com todo mundo.

- Quando usamos as palavras mágicas ficamos felizes e as outras pessoas também.

Desenhos

· Boa noite, bom dia, boa tarde, obrigado

· Desculpe, por favor, com licença

Referência: Seara do mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário! Dicas e sugestões são muito bem-vindas.